Os cartões corporativos do governo federal são usados por 219 pessoas de fora do quadro permanente da administração pública, a grande maioria indicada de partidos políticos, informa neste sábado reportagem  publicada pela Folha.
Segundo a reportagem, dados da CGU (Controladoria Geral da União) indicam que o número corresponde a apenas 3% do total de funcionários federais que usam os cartões. O percentual refere-se apenas aos indicados políticos "puro sangue", já que outros 41% dos cartões, ou 2.999, estão nas mãos de pessoas em cargos de confiança que são, ao mesmo tempo, concursados do serviço público. 
A oposição criticou o fato de dirigentes políticos usarem os cartões e prometeu investigar na CPI mista que deve ser criada na semana que vem. "O governo deveria ter preocupação redobrada quando se refere a dirigentes partidários. Esse acúmulo de funções é de pouca transparência e permite questionamentos éticos evidentes", disse o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do requerimento da comissão. 
O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), afirmou que "tudo será investigado pela CPI". "É natural que alguns dos ordenadores de despesa [usuários de cartões] sejam indicações do PT, do governo. Mas o uso dos cartões é de responsabilidade de cada um e toda irregularidade tem que ser apurada." 
Fonte: da Folha Online 
Nenhum comentário:
Postar um comentário