´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

sábado, 16 de fevereiro de 2008

CGU aponta que servidores indicados por políticos utilizam cartões

Os cartões corporativos do governo federal são usados por 219 pessoas de fora do quadro permanente da administração pública, a grande maioria indicada de partidos políticos, informa neste sábado reportagem publicada pela Folha.
Segundo a reportagem, dados da CGU (Controladoria Geral da União) indicam que o número corresponde a apenas 3% do total de funcionários federais que usam os cartões. O percentual refere-se apenas aos indicados políticos "puro sangue", já que outros 41% dos cartões, ou 2.999, estão nas mãos de pessoas em cargos de confiança que são, ao mesmo tempo, concursados do serviço público.
A oposição criticou o fato de dirigentes políticos usarem os cartões e prometeu investigar na CPI mista que deve ser criada na semana que vem. "O governo deveria ter preocupação redobrada quando se refere a dirigentes partidários. Esse acúmulo de funções é de pouca transparência e permite questionamentos éticos evidentes", disse o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do requerimento da comissão.
O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), afirmou que "tudo será investigado pela CPI". "É natural que alguns dos ordenadores de despesa [usuários de cartões] sejam indicações do PT, do governo. Mas o uso dos cartões é de responsabilidade de cada um e toda irregularidade tem que ser apurada."
Fonte: da Folha Online

Nenhum comentário: