´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO SAÚDE EM 7 ESTADOS

Passo Fundo/RS – Em investigação conjunta entre a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União foi deflagrada hoje, 16, a Operação Saúde, com cumprimento de 64 mandados de prisão, mandados de busca para Empresas e Prefeituras Municipais em 07 Estados da Federação, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Erechim/RS.

Com a instauração de inquérito policial em 2007, foram constatados desvios de verbas públicas destinadas pelo Governo Federal à compra de medicamentos para distribuição à população em situação de vulnerabilidade social, do Programa de Assistência Farmacêutica Básica, popularmente conhecida como Farmácia Básica.

As investigações operacionais, com a participação da CGU, iniciaram-se em outubro de 2009.

Foram desbaratadas três organizações criminosas que concentravam sua atuação no pequeno município gaúcho de Barão de Cotegipe, com mais de 15 empresas estabelecidas no ramo de distribuição de medicamentos.

A atuação dos criminosos se dava na fraude às licitações públicas, desviando as verbas destinadas à compra de medicamentos mediante falta de entrega da mercadoria licitada, entrega parcial ou entrega de produto diverso ou com data de vencimento muito próxima. A distribuição dos lucros gerados com as fraudes se dava entre as empresas e servidores públicos municipais envolvidos. Entre os presos 34 são servidores públicos municipais.

Em apuração inicial, constatou-se a movimentação de R$ 40.000.000,00 em 2009 e de R$ 70.000.000,00, em verbas federais, em 2010, para apenas um dos grupos investigados.

Nesta manhã já foram cumprimentos 57 mandados de prisões, das quais 25 foram em 04 municípios do RS, assim como 03 prisões em SC, 06 prisões no PR, 06 prisões no MS e 17 prisões no MT.

Foram presos 34 servidores públicos municipais, sendo entre eles 12 Secretários Municipais (Fazenda, Finanças e principalmente da Saúde).

Os alvos responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa, passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha e peculato, e possível lavagem de dinheiro.

Fonte: Comunicação Social /Delegacia de Polícia Federal em Passo Fundo

Nenhum comentário: