´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 5 de julho de 2011

MP que flexibiliza licitações para Copa pode ser votada nesta quarta

A medida provisória (MP) 527/2011, que entre outros temas trata do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para as obras da Copa 2014, pode ser votada na sessão desta quarta-feira (6). Foi o que declarou nesta terça-feira (5) o relator da matéria, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), ao sair de uma reunião da bancada do PMDB com o ministro do Esporte, Orlando Silva. O presidente do Senado, José Sarney, e o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), também participaram da reunião.

- Com a votação ocorrendo amanhã, haverá tempo de o texto retornar para a Câmara, caso seja apresentado algum destaque - disse o senador.

Inácio Arruda disse também que o Senado já se adiantou na análise do texto que trata do RDC, ao debater o tema com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU). O senador lembrou que o próprio ministro do Esporte esteve presente em uma audiência que debateu o RDC, realizada em conjunto pelas comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE), no último dia 29.

- A maioria dos senadores concorda que esse regime pode agilizar a contratação de obras públicas - afirmou o senador.

Para o ministro Orlando Silva, as reuniões com as lideranças são importantes para esclarecer dúvidas e detalhar o texto do RDC. Mais cedo, ele havia participado de reuniões com os líderes da base governista e com a liderança do PTB. De acordo com o ministro, os senadores presentes a esses encontros manifestaram apoio à MP.

- Com essa medida, vai ser possível aumentar a transparência, diminuir os preços das obras e estimular a competitividade entre as empresas - disse o ministro, ao defender o RDC.

Orlando Silva também disse que os senadores com quem se reuniu apóiam as modificações que a MP sofreu durante a tramitação na Câmara dos Deputados. O Plenário da Câmara aprovou a matéria no último dia 28, com uma emenda de redação que deixa mais claro o acesso permanente ao orçamento das obras por parte dos órgãos de controle interno e externo, como Controladoria-Geral da União (CGU) e TCU. Os licitantes e o público terão acesso ao preço-base fixado pelo governo somente depois de encerrada a licitação.

Outra emenda de redação retirou a possibilidade de a Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI) exigirem mudanças nos projetos básicos e executivos de obras da Copa e das Olimpíadas sem limites para aumento do orçamento.

Questionado se as recentes denúncias de irregularidades no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) podem inviabilizar o RDC, o ministro disse que as medidas já foram tomadas pela presidente da República, Dilma Rousseff, com o afastamento dos envolvidos. De acordo com Orlando Silva, as denúncias precisam ser apuradas e o governo precisa seguir trabalhando.

Brasília pode abrir a Copa

O ministro do Esporte ainda declarou que Brasília vem fazendo um bom trabalho e "se credencia" para fazer a abertura da Copa de 2014. Segundo Orlando Silva, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte também são candidatas a receber o jogo que vai abrir o mundial.

O ministro disse ainda que espera que o estádio de Brasília sirva de referência para obras em outras cidades e ressaltou que a decisão final sobre a escolha da cidade que vai abrir a Copa é responsabilidade da Fifa.

Da Agência Senado

Nenhum comentário: