´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

segunda-feira, 29 de março de 2010

Agente da PF exigia propina para não fiscalizar extração ilegal de madeira

MPF/RO obtém condenação de policial federal

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia (RO) obteve condenação de um agente da Polícia Federal que exigia propina para não fiscalizar extração ilegal de madeira. O policial federal José Cadete da Silva trabalhava em Vilhena e foi condenado à perda do cargo público, quatro anos de prestação de serviços à comunidade e pagamento de pena pecuniária de 120 dias-multa e mais R$ 10 mil a serem destinados a uma instituição beneficente.

Na denúncia apresentada pelo MPF, há a transcrição de diálogo telefônico entre o policial federal e um classificador de madeira. Os dois tentaram usar códigos, mas não conseguiram esconder a negociação de propina. O policial exigiu quatro mil reais para que não fosse feita fiscalização pela Polícia Federal em uma área no município de Comodoro (MT), próximo a Vilhena.

A interceptação telefônica foi autorizada pela Justiça e revelou que o agente fazia este tipo de transação de forma continuada, repassava informações sobre a movimentação da Polícia Federal na região e usava de ameaça velada para exigir a propina, valendo-se de sua condição profissional. Na decisão, a Justiça Federal condenou o policial por crime de concussão, artigo 316 do Código Penal.

O agente também responde a uma ação penal por possível participação em uma organização criminosa que entrava sem autorização na Reserva Roosevelt, terra indígena Cinta-Larga, para extração de diamantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em Rondônia

Nenhum comentário: