´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Marco Aurélio vota contra extradição de Battisti

BRASÍLIA - O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta tarde seu voto contra o pedido de extradição ex-ativista italiano Cesare Battisti.

Segundo Marco Aurélio, Battisti não pode ser extraditado por vário motivos. O obstáculo maior para a extradição, segundo o ministro, é o fato de o ministro da Justiça, Tarso Genro, ter concedido refúgio a Battisti. Para Marco Aurélio, Cesare Battisti é um criminoso político e, por esse motivo, não pode ser extraditado.

O ministro mostrou que na decisão italiana sobre o caso há 34 passagens com referência a envolvimento em movimento subversivo. Marco Aurélio disse ainda que, na sua opinião, os crimes prescreveram.

Com o voto de Marco Aurélio, o julgamento está empatado - quatro ministros foram favoráveis à extradição e quatro contrários. Neste momento, o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, apresenta o seu voto.

Da Agência Estado

Nenhum comentário: