´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Governo e entidades celebram Dia Internacional Contra a Corrupção

Um evento a ser realizado amanhã (9/12), no auditório do Brasília Alvorada Hotel, marca as comemorações, no Brasil, pela passagem do Dia Internacional Contra a Corrupção. Coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU), e pelo Escritório da ONU Contra Drogas e Crimes (Unodc), o evento terá a participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do professor Stuart Gilman, consultor da ONU e um dos maiores especialistas do mundo no tema anticorrupção.

No evento, o Ministro-Chefe da CGU, Jorge Hage, fará um relato dos avanços alcançados pelo Brasil na prevenção e combate à corrupção, e serão lançadas, também, novas formas de consultas ao Portal da Transparência, que conterá informações também sobre as receitas federais e sobre os servidores da Administração Federal.

Reformas necessárias

Em seu pronunciamento, o Ministro Jorge Hage apontará também o que ainda falta para tornar mais completo o enfrentamento da corrupção: a reforma processual que reduza os recursos e incidentes protelatórios na Justiça, de modo a acabar com a impunidade; e as reformas político-eleitorais, especialmente quanto ao financiamento de campanhas.

Participarão também do evento o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar e Benjamin Zymler, a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vários outros ministros de Estado, e dirigentes de outros órgãos públicos e de entidades da sociedade civil envolvidas com o combate à corrupção.

O Portal da Transparência, que será aprimorado com novas formas de consulta, já conta, atualmente, com quase 900 milhões de informações, permitindo a vigilância da população sobre recursos totais da ordem de R$ 6 trilhões. Considerado um dos mais completos do mundo em seu gênero, já recebeu, desde o seu lançamento, em 2004, quase uma dezena de prêmios, inclusive internacionais.

Eventos nos estados

Em todas as 26 unidades da CGU nos estados estão sendo também realizados, ao longo desta semana, eventos comemorativos ao Dia Internacional Contra a Corrupção. As atividades têm o foco no incentivo à participação da sociedade no controle dos gastos públicos. As unidades da CGU estão divulgando a importância do trabalho conjunto dos órgãos de controle para a boa aplicação dos recursos públicos, por meio da mobilização social e institucional, com parcerias entre organismos federais, estaduais e municipais.

Nas 26 representações da CGU as comemorações envolvem palestras e ações de capacitação, peças de teatro e apresentações musicais. Os eventos contam com a participação de representantes do Ministério Público Federal, dos Ministérios Públicos Estaduais, do Departamento de Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União. Todos os eventos são públicos e abertos a qualquer interessado.

Confira a programação em cada estado

da Assessoria de Comunicação Social da CGU

Nenhum comentário: