´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Falando sobre Nepotismo

Hoje à tarde será editada a Súmula vinculante sobre nepotismo.

Palavra essa quem vem de do latim nepos, neto ou descendente é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Existe a Resolução nº 7 do CNJ impede, inclusive, a contratação cruzada – quando um magistrado contrata os parentes de outro – e a prestação de serviço por empresas que tenham essas pessoas da família dos juízes como empregados.

Segundo ontem o ministro Celso de Mello, a decisão contrária ao nepotismo é adequada porque “quem tem o poder e a força do Estado em suas mãos não tem o direito de exercer em seu próprio benefício, ou em benefício de seus parentes ou cônjuges, ou companheiros, a autoridade que lhe é conferida pelas leis dessa república”.

Agora ao meu ver o STF teria e terá que futuramente também editar uma Súmula onde, nos casos de terceirização de serviços a autoridade máxima de um órgão não se interfira de modo a contratar este ou alquele funcionário terceirizado, quando a autoridade do órgão interefe na contratação a mesma também está praticando o nepotismo, hoje ainda não se comenta muito tal atitude talvéz por medo da empresa contratada do órgão, porque se não obedecer a ordem da autoridade certamente a empresa será punida, vai desde a marcação em cima da empresa até mesmo nos casos de segurar por parte do setor financeiro a liberação de pagamentos.

Portanto no ponto de vista "estes" também praticam nepotismo, ainda sem falar que os mesmos obrigam a seus subordinados e até terceirizados fazer campanha para este ou aquele candidato.

Pense bem nisso ........................

Dênis Carlos

PontoGovBrasil

Nenhum comentário: