´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 19 de agosto de 2008

STF veta acesso de CPI a dados de operação

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, concedeu ontem liminar impedindo a 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo de enviar informações sobre a Operação Chacal para a CPI dos Grampos. Peluso citou julgamento no qual o STF limitou os poderes de investigação da CPI ao proibir empresas de telefonia de fornecerem dados sobre escutas do ano passado.

Peluso reafirmou que a CPI não pode quebrar o sigilo de decisões judiciais. Segundo ele, as comissões não têm "poder jurídico para requisitar, revogar, cassar, impor, compartilhar ou, de qualquer outro modo, quebrar sigilo legal e constitucionalmente imposto a processo judiciário". Se os dados já estiverem com a CPI, Peluso determinou que sejam lacrados.

A liminar foi pedida pelo Banco Opportunity, que contestou a decisão da CPI de requisitar o envio em 15 dias dos dados sobre processos contra o banqueiro Daniel Dantas e outros investigados na operação. A Chacal apurou suposta espionagem da Kroll contra a Telecom Itália e as suspeitas de envolvimento de Dantas no caso.

Para o ministro, havia razoabilidade jurídica no pedido para que fossem resguardados os dados bancários e informações fiscais. "É verdade que poderia, ou pode, o magistrado, no exercício de sua função, que se estende à matéria do segredo de Justiça decretado, negar-se a atender à suposta ordem inerente à requisição parlamentar", disse. "Mas a gravidade do caso não permite sequer o risco teórico de eventual atendimento, cujas conseqüências danosas a terceiros poderiam ser irreversíveis."

da Agência Estado

Nenhum comentário: