´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Operação mão-de-obra: Máfia das licitações agia na esplanada

Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal revelam como o esquema de fraudes em licitações para a contratação de mão-de-obra terceirizada no Senado se repetiu na Esplanada dos Ministérios. A pasta de Minas e Energia prorrogou até 2009 um contrato sob suspeita. Diálogos mostram, segundo a investigação, como a empresa Conservo articulou a retirada de concorrentes da disputa e comprou o pregoeiro que comandou a licitação no ministério. Essa contratação é alvo de ação criminal já aceita pela Justiça Federal.

O teor das escutas feitas com autorização judicial mostram Paulo Duarte, funcionário da Conservo, negociando com Jean Viegas Alves, servidor do ministério e responsável pelo pregão nº 018/2005. Eles tratam da vitória da empresa numa concorrência para prestar serviços ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), subordinado à pasta de Minas e Energia.

Os relatórios trazem imagens de Viegas se encontrando com Duarte na Rodoferroviária em 13 de fevereiro de 2006, um mês após a publicação do contrato. Segundo os investigadores, Viegas recebeu naquele dia a propina referente a essa licitação vencida pela Conservo.

Leia + aqui Correio Braziliense

Nenhum comentário: