O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ajuizará amanhã, às 15h, uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Emenda Constitucional nº 58, que criou 7.709 novos cargos de vereadores, promulgada pelo Congresso Nacional na última semana. A informação foi fornecida ontem pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, durante visita ao Congresso, acrescentando que ele irá pessoalmente protocolar a ação no Supremo Tribunal Federal. A diretoria do Conselho Federal da OAB já aprovou a proposta de Adin bem como sua apresentação ao Supremo.
O ajuizamento da Adin, segundo salientou Britto, é fundamental para fixação e preservação do princípio da anterioridade da Lei Eleitoral conquistado pela sociedade brasileira. "E esse princípio é o de que não se pode mudar a regra do jogo eleitoral, salvo se isso for feito pelo menos um ano antes das eleições", observou Britto. "Mas o que essa PEC dos Vereadores está tentando é mudar a regra do jogo dois anos depois que o jogo foi jogado, com prejuízos graves para a democracia brasileira".
Um comentário:
o que realmente preciza ser feito com a maxima urgençia neste país,é uma nova constituinte,tendo em vista que a atual não vale nada ,é rasgar e colocar no lixo.ora vejamos quaquer leigo sabe que emenda constitucional,é carta magna do país,ou então naõ vejo mais razão para continuar existindo o congresso nacional.
Postar um comentário