´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CGU participa da Operação Rapina IV, no Maranhão

A Controladoria-Geral da União participou ontem (28), em conjunto com a Polícia Federal, da Operação Rapina IV, que desbaratou uma organização criminosa especializada no desvio de recursos públicos nos municípios de Governador Edison Lobão, Montes Altos e São Pedro da Água Branca, no Estado do Maranhão. Nesses municípios, os recursos vinham sendo desviados por meio de fraudes em licitações, emissão de notas fiscais inidôneas, simulações de operações comercias e fartos indícios de falsificação de assinaturas.

Além de 170 policiais federais, a operação contou com 25 analistas da CGU, recrutados de diversas unidades regionais da Controladoria. A atuação da CGU se iniciou com as auditorias que constataram as irregularidades, e, na operação de hoje, os analistas da Controladoria acompanharam os agentes federais, orientando na seleção dos documentos e outras provas a serem apreendidas no cumprimento dos mandados de busca e apreensão. A CGU manterá um grupo de analistas no Maranhão para, nos próximos dias, trabalharem na análise dos documentos apreendidos.

Somente em Governador Edison Lobão, onde a Controladoria analisou a aplicação de recursos federais da ordem de R$ 5,7 milhões, foram identificadas irregularidades que implicaram em um prejuízo potencial de cerca de R$ 4,8 milhões, o que equivale a 83,48% do total fiscalizado. Os recursos examinados destinavam-se, principalmente, ao Fundeb, Merenda Escolar, Saúde da Família e Atenção Básica à Saúde.

A operação de hoje é um desdobramento da Rapina III, deflagrada no dia 5 de março último e que contou com cerca de 200 policiais federais e 30 analistas da CGU. Esta, por sua vez, foi um desdobramento das operações Rapina I e Rapina II, também realizadas no Maranhão pela PF e CGU, em dezembro de 2007 e abril de 2008, respectivamente.

Fonte: da Assessoria de Comunicação Social da CGU

Nenhum comentário: