´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PF prende suspeito de tentar subornar acusador de Arruda

Servidor entregaria R$ 200 mil a jornalista que encorajou testemunha a denunciar escândalo

A Polícia Federal prendeu ontem o servidor público Antônio Bento da Silva, membro do Conselho Fiscal do Metrô de Brasília, no momento em que entregava R$ 200 mil ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, supostamente como suborno para obstruir as investigações que apontam o governador José Roberto Arruda (sem partido) como chefe do esquema de corrupção desarticulado pela Operação Caixa de Pandora. Sombra foi o responsável por encorajar Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal, a contar como funcionava o chamado "mensalão do DEM".

Em depoimento, Bento informou à polícia que o dinheiro lhe teria sido passado por Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário particular de Arruda. Arantes será intimado a depor ainda hoje. Segundo a PF, o dinheiro foi apreendido no momento em que era entregue ao jornalista em um bar no bairro Sudoeste.

Se ficar comprovado que a tentativa de suborno partiu de Arruda, ele poderá até ser alvo de pedido de prisão por obstrução da Justiça. O jornalista relatou que há algum tempo vinha sofrendo assédio de Bento e resolveu relatar o caso à PF, que montou uma operação para flagrar a entrega do suborno.

O acordo proposto por Bento, que dizia falar em nome de Arruda, previa que o jornalista convencesse Durval a dar declarações favoráveis ao governador e plantasse no inquérito dados que facilitassem sua defesa. No seu depoimento, Sombra contou que pelo acordo Durval deveria dizer, por exemplo, que os vídeos com cenas de Arruda e outros mensaleiros recebendo dinheiro seriam editados.

A PF informou que, por enquanto, o caso está sendo investigado em inquérito desvinculado da Caixa de Pandora, porque há "questões nebulosas" a serem esclarecidas. A primeira é que Bento é diretor comercial do jornal O Distrital, no qual Sombra é diretor responsável e escreve editoriais. Numa das últimas edições, Sombra escreveu que havia "um Judas" traindo-o na empresa. Enquanto o jornalista depunha na PF, o nome de Bento foi retirado do expediente no site do jornal.

Por sua assessoria, Arruda disse que a denúncia é "uma farsa grotesca" e anunciou que ontem mesmo mandou demitir Bento do Conselho do Metrô, para onde teria sido indicado por Durval. "É só ligarem os fatos: Sombra é amigo de Durval e chefe de Bento, que agora aparece com essa história fantasiosa."

Do Jornal o Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: