´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

sábado, 19 de abril de 2008

Benefícios da fiscalização do TCU em 2007

Você sabia que 56% do benefício financeiro gerado pela atuação do TCU no ano de 2007 referem-se às atividades de fiscalização e de controle das desestatizações?
A atividade do TCU que mais gera benefícios para a sociedade está diretamente relacionada ao esforço empregado em fiscalizações (gráfico I). Embora o número de processos de fiscalização represente apenas 4% do total de processos de controle externo analisados em um exercício (incluídos processos de pessoal), tais processos envolvem mais de 50% do retorno financeiro gerado pela atuação finalística do TCU.
Outros 31% referem-se à análise de denúncias e representações, fator que demonstra a importância da participação da sociedade para o bom desempenho das instituições de controle.

O gráfico II permite analisar de forma mais detalhada a composição dos benefícios gerados pela atuação do tribunal. Mais de 50% dos benefícios estão diretamente relacionados à correção de vícios, defeitos ou incorreções no objeto alvo de contratações e a redução de desperdícios ou de custos administrativos. Em contrapartida, menos de 10% do valor total é fruto de sansões pecuniárias como imputação de débitos e aplicação de multas. As informações apresentadas demonstram a relevância da atuação do tribunal no processo de melhoria da gestão pública.

Veja abaixo os gráficos I e II

http://www2.tcu.gov.br/portal/page?_pageid=33,634516&_dad=portal&_schema=PORTAL&p_semdata=1&p_itemid=3009079&p_back_url=%2Fportal%2Fpage%3F_pageid%3D33%2C2294654%26_dad%3Dportal%26_schema%3DPORTAL

Fonte: TCU

Nenhum comentário: