Você sabia que 56% do benefício financeiro gerado pela atuação do TCU no ano de 2007 referem-se às atividades de fiscalização e de controle das desestatizações?
A atividade do TCU que mais gera benefícios para a sociedade está diretamente relacionada ao esforço empregado em fiscalizações (gráfico I). Embora o número de processos de fiscalização represente apenas 4% do total de processos de controle externo analisados em um exercício (incluídos processos de pessoal), tais processos envolvem mais de 50% do retorno financeiro gerado pela atuação finalística do TCU.
Outros 31% referem-se à análise de denúncias e representações, fator que demonstra a importância da participação da sociedade para o bom desempenho das instituições de controle.
O gráfico II permite analisar de forma mais detalhada a composição dos benefícios gerados pela atuação do tribunal. Mais de 50% dos benefícios estão diretamente relacionados à correção de vícios, defeitos ou incorreções no objeto alvo de contratações e a redução de desperdícios ou de custos administrativos. Em contrapartida, menos de 10% do valor total é fruto de sansões pecuniárias como imputação de débitos e aplicação de multas. As informações apresentadas demonstram a relevância da atuação do tribunal no processo de melhoria da gestão pública.
Veja abaixo os gráficos I e II
Fonte: TCU
Nenhum comentário:
Postar um comentário