´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CPI ouve agentes da Abin envolvidos na Operação Satiagraha

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas ouve nesta semana o depoimento de três servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) envolvidos na Operação Satiagraha e no grampo ocorrido na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta terça-feira (25) será ouvido o presidente da Associação de Servidores da Abin, Nery Kluwe. Ele é acusado de ter organizado a escuta ilegal de uma conversa entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Gilmar Mendes concedeu o habeas corpus que soltou o banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha.

O depoimento de Kluwe, proposto pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), será tomado no plenário 9 às 14h30. Logo após, a CPI votará os requerimentos em pauta.

Na quarta-feira (26), a CPI ouvirá os agentes Márcio Seltz e José Ribamar Reis Guimarães. Eles teriam participado do grupo de agentes da Abin que deu apoio ao delegado Prótogenes Queiroz na Operação Satiagraha.

Esses depoimentos foram pedidos pelos deputados Gustavo Fruet, Vanderlei Macris (PSD-SP) e pelo relator da CPI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA). Segundo Pellegrino, Guimarães é acusado pelo diretor de Contra Inteligência da Abin, Paulo Maurício Fortunato Pinto, de ter coordenado os agentes no apoio dado a Prótogenes.

Seltz e Guimarães depõem no plenário 7 a partir das 14h30.

da Agência Câmara

Nenhum comentário: