´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 18 de março de 2008

CGU apóia campanha contra a corrupção lançada pelos membros do Ministério Público

O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, e o secretário de Prevenção da Corrupção da CGU, Marcelo Stopanovski, participaram, neste domingo (16), em Brasília, do lançamento da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, promovida pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A cerimônia, realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal, contou com a presença de outras autoridades do governo federal, procuradores, juízes, parlamentares e artistas.

A campanha é, na verdade, a nacionalização de um projeto criado, em 2004, pelo Ministério Público de Santa Catarina, vencedor do Prêmio Innovare . O objetivo é conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, que a corrupção não é um problema apenas da classe política ou da administração pública; que ela está presente no cotidiano de muitas pessoas, em pequenos atos, como furar uma fila ou lucrar com um troco errado.

Para chamar a atenção sobre esse aspecto e deixar claro que todos podem ajudar no combate à corrupção, será distribuída uma cartilha em escolas e locais de grande circulação de pessoas. E mais: foi criado um site na internet ( www.oquevocetemavercomacorrupcao.com ) com informações sobre a campanha e orientações sobre como é possível denunciar atos suspeitos de corrupção.

Segundo o secretário-executivo da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro, a CGU vai incorporar a campanha nas suas ações de fomento ao controle social, por meio dos Programas “Olho Vivo no Dinheiro Público” e “Fortalecimento da Gestão”.

Além da CGU, vários órgãos governamentais e não governamentais apóiam a iniciativa do Conamp e do CNPG, como a Escola de Administração Fazendária (ESAF), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Companhia Vale do Rio Doce, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Rede Globo de Televisão.

da Assessoria de Comunicação da CGU

Nenhum comentário: