´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 19 de março de 2008

Programa “Eleitor do Futuro” já atingiu mais de mil alunos em Goiânia

O programa “Eleitor do Futuro” que começou suas atividades no mês passado, em sua edição de 2008, já atingiu cerca de 1.192 estudantes em três escolas de Goiânia (Instituto Educacional Emmanuel, Colégio Estadual Profª. Olga Mansur e Lyceu de Goiânia). Esse programa, que foi idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, enquanto corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem por objetivo despertar e resgatar a cidadania dos futuros eleitores na faixa de 10 a 15 anos que estejam freqüentando a rede escolar.

Para tanto, em Goiânia está sendo utilizada a cartilha “A Nave da Cidadania”, que aborda procedimentos eleitorais e os conceitos básicos de cidadania, como também aulas e palestras sobre temas ligados ao processo eleitoral, desde a escolha dos candidatos, registro de candidaturas, campanhas eleitorais, até a realização das eleições. Além destas atividades, os futuros eleitores participam de eleições simuladas com o uso da urna eletrônica, e concurso de redação com o tema “Por que votar?”, a fim de promover a gradativa conscientização dos futuros goianos, hoje crianças e adolescentes, sobre o direito ao exercício consciente da cidadania. É o que se pretende atingir com o programa.

O encerramento do programa nas escolas se dá com a simulação de uma eleição entre partidos políticos defensores de vários programas sociais. Tal eleição conta com a participação da Secretaria de Informática do TRE-GO para o suporte necessário, incluindo o treinamento dado aos mesários e presidentes de mesa, que funcionarão nas eleições e que serão escolhidos dentre os alunos das escolas participantes.

A eleição ocorre em data previamente estipulada pela escola em conjunto com a Comissão Executiva e se dá pelo meio eletrônico, ou seja, pela utilização das urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. A política pública vencedora (representando os “partidos políticos”) de cada estabelecimento de ensino participante será enviado pela Diretoria da escola ou pela Comissão Executiva do Programa “Eleitor do Futuro” às autoridades competentes, juntamente com um relatório de reivindicações para que o setor público tenha conhecimento dos anseios dos pequenos jovens cidadãos, já que os partidos de que os estudantes são candidatos pertencem às “políticas públicas”, como por exemplo, o Partido da Educação, da Vida e da Saúde, entre outros.

Através destas atividades, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) visa atrair a atenção do pequeno jovem cidadão com a finalidade de lhe propiciar o despertar do interesse pelas questões relativas ao livre exercício do direito de votar e de escolher seus representantes.

O Programa “Eleitor do Futuro”, atualmente executado nas escolas de Goiânia, será gradativamente levado a outras cidades do interior do Estado de Goiás. Para maiores informações e para o cadastramento das escolas neste Programa, segue o telefone da Escola Judiciária do TRE-GO (062. 32512142).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-GO

Nenhum comentário: