´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 20 de março de 2008

Marisa Serrano diz que CPI não vai investigar miudezas e que sigilos serão quebrados


Revoltada com os comentários feitos por integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos , que intitularam a comissão como sendo "da tapioca" e "do bichinho de pelúcia", a presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que não admite esse tipo de comportamento.

- Eu não admito que senadores e deputados estejam aqui trabalhando por tantas horas e achem que essa é a CPMI das miudezas e que nós estamos aqui para mexer com bichinho de pelúcia, com tapioca e outras coisas. Ninguém está aqui brincando. Eu não estou - disse a senadora.

Marisa Serrano acrescentou que, se de fato a CPMI estiver funcionando com esses objetivos, é preciso que seja desfeita. Ela observou que, se isso ocorrer, o Congresso brasileiro sai chamuscado.

- Eu estou aqui para fazer um trabalho sério e acredito que os meus pares também estão - afirmou.

Marisa Serrano disse, em relação a quebra de sigilos, que vem sendo constantemente barrada pelos governistas, que o que a lei permite, o Congresso pode fazer e vai fazer se houver maioria para votar. Ela observou que se for para analisar apenas os números que já estão no Portal da Transparência ou nos documentos que a CPI mista já tem, seria melhor convocar um técnico especializado do Senado para isso, pois este "seria mais competente do que qualquer senador ou deputado".

- Dinheiro público é dinheiro público, não é quantidade que determina o desvio. Uma ministra foi demitida por conta disso. Dois ministros tiveram que devolver dinheiro. Imagine a quantidade de outros que não são ministros e que podem ter usado mal o dinheiro público. O dinheiro é do povo, por que é que não podemos ver? Pode ser governo Fernando Henrique ou Lula. Nem o dinheiro que o presidente gasta é dele, é público, é do povo brasileiro. Desde o primeiro dia, eu tenho dito aqui que é para fiscalizar e investigar tudo. Aquilo que for sigiloso vai ser tratado como sigiloso - disse a senadora.

Marisa Serrano ressaltou que a CPI tem o direito de ver todas as contas, inclusive as sigilosas, e que a comissão dispõe de mecanismos para guardar o sigilo, como uma sala-cofre e computadores que não estão em rede.

A senadora anunciou que na próxima quarta-feira (26) serão colocados em votação todos os requerimentos de informação, acrescentando que, se não o forem, as lideranças, pelo menos as da oposição, "vão tomar um rumo".

Disse ainda em entrevista nesta quarta-feira (19), afirmou que a comissão "está caminhando dentro do cronograma", mas que, se os líderes dos partidos de oposição acreditarem que não há como avançar com as investigações, "vai entregar a presidência da comissão".

- Não compactuarei com farsa nem ficarei três meses de brincadeirinha - declarou Marisa Serrano.

da Agência Senado

Nenhum comentário: