´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 5 de março de 2008

Presidente Lula abre Cúpula Judicial defendendo a independência e harmonia entre os Poderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, na tarde de terça-feira (4), a XIV Cúpula Judicial Ibero-Americana ressaltando a importância da harmonia entre os Poderes. “É preciso reforçar, mais uma vez, que a harmonia entre os poderes se justifica na medida em que favorece e promove o bem-estar daquele que é, sempre foi e sempre será o seu titular, que é o povo” afirmou.

Em discurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sede da Cúpula, o presidente Lula destacou que tão importante quanto o bom relacionamento é a independência entre os poderes, como garantia de controle do poder e de combate ao arbítrio. Afirmou também que, em governos democráticos, é natural que haja divergências. “Nesse processo é natural e salutar que haja diálogo e controvérsia entre as diversas esferas de controle do poder. Onde não há dissenso não há democracia.”, disse. “Só o governo democrático permite a divergência e com ela convive. Só governos democráticos constroem-se a partir delas.”

Contudo o presidente Lula ressaltou que independência não pode significar intromissão. “Se, por um lado, a ampla discussão desenvolve e consolida a democracia, de outro a eventual ingerência de um poder sobre o outro compromete a gestão e o atendimento do interesse público”.

Para o presidente Lula, a Cúpula que está sendo realizada no STJ e reúne representantes de 23 nações é a celebração da própria democracia. Ele lembrou que, em tempos não muito distantes, houve um aprisionamento do Poder Judiciário em muitos países, com a prevalência do arbítrio sobre a constituição. Por isso, o presidente elogiou a realização de um evento que tem o objetivo de “estreitar laços e promover o intercâmbio de práticas e políticas em busca de uma atividade jurisdicional célere, legítima e efetiva”.

A XIV Cúpula Judicial Ibero-Americana se realiza no Pleno do STJ até quinta-feira. Como parte da programação, também está sendo realizada a II Exposição de Justiça e Tecnologia.

Fonte: STJ

Um comentário:

Anônimo disse...

"Seria tão bom se o Poder Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas dele, o Legislativo apenas nas coisas dele, e o Executivo nas coisas dele''.



"Lula, 28 de fevereiro de 2008''

Como fica esta frase heim ? postada neste blog