´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 21 de outubro de 2008

CPI dos grampos vai ouvir juiz que autorizava três escutas por dia

Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas vai tomar na quarta-feira (22), às 14h30, o depoimento do juiz Rafael de Oliveira Fonseca, da Vara Criminal de Itaguaí, Rio de Janeiro. De acordo com a CPI, só em 2007 o juiz autorizou mais de 1.100 pedidos de escutas pedidas pela Polícia Federal, média de três por dia.

A convocação do juiz Rafael Fonseca foi feita através de requerimento apresentado à CPI pelo relator dos trabalhos, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), e aprovado pelos integrantes da comissão. Os deputados da CPI querem saber do juiz os motivos que levaram às autorizações de mais de mil escutas em um ano.

Após o depoimento, a CPI deverá votar 13 requerimentos, que, além de propor convocações, solicitam cópias de depoimentos prestados ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF). Um dos requerimentos pede ao MPF e à PF cópias dos depoimentos de Francisco Ambrósio do Nascimento e de Idalberto Matias de Araújo.

Há requerimentos também que propõem a convocação do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda; do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh; do agente da Abin José Ribamar Reis Guimarães; e dos delgados da PF William Marcel Morad e Rômulo Barreto, entre outros.

da Agência Brasil

Nenhum comentário: