´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Lula na Bolívia. E mais ''choradeira''

A agenda internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009 será aberta hoje, na Bolívia, com uma visita que tinha tudo para mostrar a superação de antigos dilemas com o colega Evo Morales. A decisão da Petrobrás de reduzir as importações de gás natural da Bolívia até abril e de pleitear a revisão do preço do insumo alterou o clima de confraternização entre os dois líderes. Na última sexta-feira, o governo brasileiro concordou com um corte menor - de 20%, em vez de 30%. Mesmo com esse recuo, uma nova choradeira da Bolívia por mais compensações do Brasil já é esperada pelo Itamaraty.

Em princípio, Lula teria no bolso algumas antigas promessas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a projetos de infraestrutura na Bolívia. Essas medidas, que nunca saíram do papel, pelo menos reforçariam seu discurso em favor da generosidade do Brasil com os vizinhos sul-americanos. Entre esses projetos estão as rodovias La Paz-Oruro, Villa Tunari-San Ignacio de Mochos e Riberalta-La Paz, que jamais foram apresentados oficialmente ao BNDES com uma solicitação de financiamento.

Leia mais aqui

da Agência Estado

Nenhum comentário: