´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

TRF decide manter prisão do empresário Marcos Valério

Brasília - A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo, negou por unanimidade, na tarde de hoje (13), um novo pedido de habeas corpus em favor do empresário Marcos Valério de Souza. O mineiro ganhou notoriedade nacional em 2005, quando foi apontado como o mentor do esquema do Mensalão, que consistia no suposto desvio de recursos públicos para pagamento de propina a parlamentares. Os desembargadores da 1ª Turma entenderam que não houve ilegalidade no decreto da prisão preventiva de Valério, emitido em outubro do ano passado.

Hoje mesmo os advogados do empresário já pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a extensão a Valério dos três habeas corpus, concedidos ontem (12) pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, em favor de investigados que também foram presos preventivamente em outubro de 2008 na Operação Avalanche.

Valério está preso há 93 dias na penitenciária de Tremembé, no interior paulista, sob a acusação de ter articulado uma tentativa de livrar a Cervejaria Petropólis de fiscalização da Receita Estadual de São Paulo. Ele teria "encomendado" um inquérito policial falso para prejudicar dois fiscais da Fazenda paulista. A empresa fora autuada em mais de R$ 104 milhões por sonegação de impostos.

da Agência Brasil

Nenhum comentário: