´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

MEC empossa reitor acusado de improbidade administrativa no RS

da Folha de S.Paulo, no Rio

O MEC (Ministério da Educação) empossou o reitor da Universidade Federal de Pelotas (RS), Antônio Cesar Borges, alvo de ações do Ministério Público Federal sob a acusação de improbidade administrativa. Uma das ações contesta a compra de espaço em jornais locais para anúncios de agradecimentos ao MEC por verbas e encartes comemorativos do aniversário da gestão do reitor com fotos e alusões a melhorias.

Até a publicação de uma saudação ao árbitro Leonardo Gaciba, ex-aluno da universidade e escolhido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) como o melhor do campeonato brasileiro de 2005, foi feita com verba pública.

Borges era o primeiro nome da lista tríplice enviada pelo conselho universitário ao MEC. Entidades ligadas a professores, funcionários e estudantes chegaram a apresentar um dossiê ao MEC.

Ele responde a outras ações: sob a acusação de ter feito sem licitação convênio com empresa para produzir pêssegos no campus; e sob a acusação de ter feito convênio com a Santa Casa para oferta de hemodiálise no hospital-escola da universidade que beneficiou uma clínica ligada ao ex-pró-reitor Alípio Coelho. Essas três ações não foram julgadas.

Mas já há uma liminar proibindo a contratação, por fundação de apoio da universidade, de parentes até terceiro grau de qualquer servidor ou docente. Isso ocorreu após a Fundação Simon Bolívar contratar, sem concurso, familiares de diretores de unidades da instituição.

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Bucci, afirmou que a nomeação foi uma decisão de respeito à autonomia universitária. Segundo ela, as denúncias foram analisadas, mas a análise foi que, por ainda serem ações sem julgamento, não haveria motivo para recusar o nome.

O reitor Borges afirmou que já procurou o Ministério Público Federal e tomou providências para não dar continuidade a atos que o órgão entendeu serem ilegais.

Segundo ele, a compra de anúncios é prática comum e não tem como objetivo a promoção pessoal, mas o incentivo ou a prestação de contas. Os convênios, diz, não tinham como meta beneficiar empresas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Assunto: Idéia para a caminhada de 01-Março de 2009.

Corumbá-MS, 19 de fevereiro de 2009.
Campanha da Fraternidade de 2009: Fraternidade e Segurança Pública. Lema: “A Paz é Fruto da Justiça”. (Isaias 32, 17).
Mensagem Especial para divulgação e meditação na Campanha de 2009.
Vamos deixar de rodeios e ir direto ao assunto: Jovens, diga não a camisinha, sim a castidade e a fidelidade. Nosso corpo é Templo do Espírito Santo. A camisinha já está virando Símbolo do Brasil. Camisinha também é Violência. Foi feita uma pergunta: O que está acontecendo com tantas violências nas escolas? É fruto da camisinha. E olha que só está no início.
IDÉIA para a caminhada de 1* de março de 2009: Vamos inflar umas duas dúzias de camisinhas, em forma de balão, colocar em uma vara ou cordão, no mesmo sentido de uma faixa com os dizeres: JOVENS, DIGA NÃO A CAMISINHA! SIM A CASTIDADE E A FIDELIDADE! PAZ E JUSTIÇA!
Temos que ser ousados, senão, não vamos conseguir. E mesmo que não consiga, fizemos alguma coisa.
Essa mensagem será apresentada também ao Bispo Diocesano e ao Doutor Ruiter Cunha de Oliveira. Prefeito Municipal de Corumbá-MS. E também ao Senhor Prefeito do Ladário.
Caso minha solicitação não for atendida, e eu conseguir uma meia dúzia de pessoas, posso fazer essa proeza? Só que precisamos de segurança. Pois poderemos sofrer um atentado. Aguardo resposta.
Porquê não adotarmos também essa idéia no carnaval? Você que é um católico (a), cristão (ã), tem coragem? Não omita, se tem vamos Evangelizar.
Meditem nas mensagens abaixo:
Olá irmãos de outras denominações: Igreja Pentecostal Deus é Amor, meus cumprimentos!
Gostaria que esse e-mail fosse divulgado a todas as igrejas Deus é Amor do mundo, em especial do Brasil e de Mato Grosso do Sul. Sou ouvinte assíduo, e estou sabendo que o Missionário Davi Miranda estará pregando em uma corrente forte no dia 24-Fev-09.
Conto com os senhores no sentido de me ajudar em minha Campanha Anticamisinha, pois a Igreja católica permanece em silêncio e silêncio é OMISSÃO. Apesar de que não ouço os senhores combater o preservativo camisinha. Falam, pregam bonito, mas não tocam no assunto. Se continuar esse silêncio, a camisinha vai deixar de ser pecado e se tornar uma virtude. Obs; para os homens, não para Deus.
Não existe aceitação de Jesus associado à camisinha. Mateus 6, 24. Não podemos servir a dois Senhores: a Deus e a Mamon, o Diabo. Infelizmente os católicos interpretam mal esse versículo, dizendo a Deus e ao dinheiro, também, mas o sentido correto é a Deus e a Mamon o Diabo. Em se tratando da Verdade, não existe meio termo. Ler e meditar também: Lucas 10, 16 / Mateus 16, 18-19.
Em anexo um cartaz ofensivo à Igreja católica, mas não fazem nada para reverter esse quadro. Não estamos mais em tempo de evangelizar bonzinho, mas com varas e açoites, pois o tempo se abrevia. Cristo disse: não pense que vim trazer Paz, vim trazer espada. Quem comigo não junta, espalha. Quem não é por mim, é contra mim. Apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno. Sabemos que a AIDS e a gravidez precoce, não é uma epidemia comum, mas a desobediência da Lei de Deus.
Vou ficar na expectativa das pregações do dia 24-02-09. Atenciosamente,
Mariano. Ex-sócio CN.
Mariano David Soares.