´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ouvidor-Geral representa AGU no Conselho da Transparência e Combate à Corrupção

O Ouvidor-Geral da Advocacia-Geral da União (AGU), Gabriel Felipe de Souza, foi nomeado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ser o representante da instituição no Conselho da Transparência e Combate à Corrupção.

O objetivo do conselho é sugerir projetos de combate à corrupção e debater medidas de aperfeiçoamento dos sistemas de controle. O Conselho contribui também para uma melhor transparência na gestão pública.

Gabriel de Souza ressaltou a relevância da participação da AGU no Conselho. “Procurarei ser interlocutor de todos os servidores administrativos e jurídicos da AGU que queiram exercer a cidadania com propostas concretas para extirparmos ou amenizarmos este grande mal universal que é a corrupção”.

Uma das propostas do Ouvidor-Geral é começar a divulgar o tema em escolas de ensino médio e universidades públicas e particulares. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes e mostrar a importância do combate à corrupção para o desenvolvimento de um país com menos desigualdade social.

Segundo ele, as pessoas podem sugerir projetos. “Todos estão convidados a entrar em contato conosco, por meio da Ouvidoria-Geral da AGU, para que possamos trabalhar para um Brasil com mais humanidade”.

O Conselho é um colegiado composto por 20 membros, sendo sete representantes do Poder Executivo Federal. Os outros integrantes são membros do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público da União (MPU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes da sociedade civil.

A AGU atua firmemente no combate à corrupção. Em outubro de 2008, criou uma força-tarefa de advogados públicos para propor cerca de 500 ações contra maus gestores públicos, empresas e particulares envolvidos em esquemas fraudulentos. Até o momento, o grupo já moveu 362 ações.

Contatos Ouvidoria
Há cinco formas de entrar em contato com a Ouvidoria-Geral da AGU: pelo formulário eletrônico disponível no site; pelo e-mail ouvidoriageral@agu.gov.br; pelo telefone 0800 645 1415; correio ou pessoalmente.

As correspondências devem enviadas para o seguinte endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 06, Lote 800, Edifício Sede, Brasília (DF) - CEP: 70610-460. O atendimento pessoal é no mesmo local, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Fonte: da Assessoria de Comunicação Social da Advocacia-Geral da União

Nenhum comentário: