´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cimento

SDE investiga prática de cartel no mercado de cimento

BRASÍLIA - A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça informou esta tarde, por meio de nota à imprensa, que está investigando a existência de prática de cartel no mercado de cimento do Brasil. Na sexta-feira passada, a SDE pediu informações às empresas Cimentos de Portugal (Cimpor), Votorantim, Camargo Corrêa e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

"Suspeita-se que as companhias estejam atuando para impedir a entrada de concorrentes no mercado", diz a nota da secretaria, lembrando que o controle acionário do grupo português Cimpor está sendo disputado pela CSN, Camargo Corrêa e Votorantim.

"A SDE tem preocupação em garantir condições iguais de entrada a todos os agentes econômicos de modo a incrementar a concorrência no setor de cimento no Brasil", disse, na nota, a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares.

A SDE diz que sua preocupação se justifica pelo fato de que empresas do setor de cimento já foram condenadas pela prática de cartel no País. A Secretaria acrescenta que já há uma investigação em curso na SDE sobre "suposta cartelização na área", mas os detalhes estão sendo mantidos em segredo.

da Agência Estado

Nenhum comentário: