´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

TCU recomenda paralisação de contratos da Ferrovia Norte-Sul

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a paralisação de dois contratos para obras da Ferrovia Norte-Sul no estado de Tocantins. A medida foi tomada após decisão judicial anular a retenção de pagamentos determinada pelo TCU. Os contratos, de responsabilidade da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. – MT, apresentam indícios de sobrepreço e a retenção de 10% do valor pago pela empresa à construtora Andrade Gutierrez S/A, executora da obra, era uma alternativa à recomendação de paralisação.

Segundo o ministro Valmir Campelo, a irregularidade é grave e a recomendação visa impedir a concretização de danos de difícil reparação: “O que se pretende aqui é assegurar o efeito desejado com a tutela estatal nesse campo de atuação, preservando-se os cofres públicos contra eventuais prejuízos”. Os dois contratos referem-se aos lotes 13 e 14 e representam 211,50 km da ferrovia.

A decisão foi comunicada a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.

Para ler a decisão, clique aqui.

Fonte: TCU

Nenhum comentário: