´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

E a padronização de plugues e tomadas Heim ?


O Ministério Público Federal no Paraná propôs na terça-feira, (26) de janeiro, uma ação civil pública contra a União, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), para que seja interrompido o procedimento de padronização de plugues e tomadas e para que seja liberado o uso dos demais modelos já existentes no mercado, em todo o país.


Para o MPF, a padronização (obrigatória para fabricação e importação de plugues e tomadas desde 1º de janeiro) é equivocada e não foi comunicada à população com o devido destaque e debate. Além disso, o modelo escolhido para ser usado no Brasil, diferente do adotado em qualquer outro país, deverá trazer várias despesas, como a troca de tomadas que não se encaixem no novo modelo ou a compra de adaptadores – o que vem na contramão do principal argumento para a adoção da nova padronização: a segurança.


Esta foi a primeira ação civil pública proposta por processo eletrônico (e-proc), no sul do país.

ACP – 5000264-80.2010.404.7000

Fonte: da Assessoria de comunicação da Procuradoria da República no Estado do Paraná

Um comentário:

Unknown disse...

Estou puto c/ isso, se vc for comprar um no-break digamos c/ 5 tomadas + 1 extension cord c/ 4 tomadas. Vc terá que comprar uns 9 adaptadores, no valor de metade do produto apenas em adaptadores!!!

Andei pesquisando o assunto na internet, parece que a PIAL subornou a ABNT, INMETRO.
Fizeram um padrão diferente de qualquer outro no mundo!!