´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 15 de maio de 2008

CCJ aprova proposta que exige divulgação de nomes de candidatos condenados em primeira instância

Após uma polêmica que envolveu vários senadores, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (14) a proposta que obriga a Justiça a divulgar, durante o período da propaganda eleitoral, os nomes dos candidatos que tenham sido condenados em primeira instância por processos criminais. O PLS 255/06 é de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Durante a reunião da CCJ, vários senadores criticaram a matéria ou sugeriram modificações ao texto que, originalmente, previa a obrigatoriedade da divulgação sem que fosse necessária qualquer condenação - bastaria existir o processo contra o candidato. A exigência de condenação em primeira instância foi acrescida ao projeto após o seu relator, senador Jefferson Péres (PDT-AM), acatar emenda apresentada pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO).

Simon avalia que sua proposta permitirá aos eleitores conhecer a situação jurídica dos candidatos e obter, assim, mais informações que lhes permitam votar "de forma mais consciente". Ele ressalta ainda que a Justiça Eleitoral terá de destacar que os candidatos citados não podem ser considerados culpados até que os respectivos processos sejam concluídos.

Confira a matéria completa no link abaixo

CCJ aprova proposta que exige divulgação de nomes de candidatos condenados em primeira instância

da Agência Senado

Nenhum comentário: