´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

sábado, 3 de maio de 2008

Crianças poderão aprender a controlar os gastos públicos em site infantil da CGU

A partir da última quarta-feira (30/04), crianças de todo o Brasil poderão utilizar a internet para aprender como colaborar para a boa aplicação do dinheiro público. É que a Controladoria-Geral da União (CGU) coloca no ar um site especialmente elaborado para elas, com linguagem adaptada ao público, chamado Criança Cidadã – Portalzinho da CGU – criado para despertar, desde cedo, a consciência de cidadania em relação ao controle dos gastos públicos.

O gerente da Diretoria de Prevenção da Corrupção da CGU, Mário Vinícius Spinelli, explica que, por meio de jogos e histórias em quadrinhos, os sete personagens da Turminha da CGU – André, Lia, Dudu, Guga, João, Maria e Paty – buscam estimular a reflexão de crianças e adolescente sobre assuntos como cidadania, ética e preservação do patrimônio público e do meio ambiente.

A idéia é mostrar às crianças a importância de zelar por tudo o que é público, bem como de estimular, desde cedo nos pequenos, o hábito de controlar e cobrar da Administração Pública tudo o que é feito com o dinheiro da população. “Com isso, a CGU espera contribuir para a formação de uma cultura de participação e de exercício da cidadania no Brasil”, afirma Spinelli.
Essa é mais uma das ações de prevenção da corrupção da CGU, que agora investe no público infantil, a fim de promover entre os brasileirinhos um comportamento social, que seja ativo e comprometido por meio do exercício pleno da cidadania, principalmente em relação ao controle social dos recursos públicos.

O Criança Cidadã – Portalzinho da CGU pode ser acessado pelo endereço: www.cgu.gov.br/portalzinho


Fonte: da Assessoria de Comunicação Social da CGU

Nenhum comentário: