´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 6 de maio de 2008

Governo Federal x Fundações nas universidades

As fundações de apoio às universidades federais se esforçam para se esconder dos holofotes. Mas ao que tudo indica ainda tem muita luz acesa. Depois da lixeira de luxo que fez o reitor da Universidade de Brasília Timothy Mulholland deixar o cargo, o Ministério Público Federal resolveu aprofundar as investigações. Agora promotores de todo o país trocam informações e montam um banco de dados com as principais irregularidades. E o que chama mais atenção é que a maneira de administrar recursos públicos encontrada Brasil a fora é bem semelhante.

Fontes do MPF sustentam que em breve o resultado desse trabalho começará a aparecer com ações penais e cíveis chegando à Justiça. Nas apurações, o que se tem encontrado é o mesmo tipo de prática. As fundações fecham convênios e terceirizam serviços, como consultorias externas, para empresas comandadas pelos dirigentes das próprias fundações ou pessoas ligadas a eles, como professores universitários.

Estão sob suspeita fundações com vínculos nas Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde 1999, elas receberam do governo R$ 2,7 bilhões para serem aplicados em pesquisa. Só resta saber se o dinheiro teve o destino esperado.

Fonte: www.deunojornal.org.br/materia.asp?mat=220406

Nenhum comentário: