O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez, ontem segunda-feira (5), discurso remontando todo o caso dos cartões corporativos . Apoiado em um amplo arsenal jurídico e em retrospectiva das notícias sobre o caso, o parlamentar exigiu "irrestrita" apuração das denúncias de mau uso dos cartões como uma medida de respeito à democracia e ao regime republicano.
Alvaro Dias lamentou os esforços do atual governo para impedir as investigações da CPI Mista, principalmente com a alegação, baseada em dispositivo da Constituição, de que a exposição de dados e informações colocaria em risco a segurança do Estado.
- Despesas de caráter pessoal, como a compra de roupas, bebidas e alimentos, não têm nada a ver com segurança do Estado - contestou.
Alvaro Dias lembrou que o papel do Congresso Nacional não é só legislar, mas também fiscalizar os atos do Poder Executivo.
- A mentira foi institucionalizada para sonegar as informações que a Casa Civil tinha o dever de prestar como uma das exigências elementares do Estado de Direito Democrático - argumentou, citando o artigo 33 da Constituição, no qual se consagra o direito de todo cidadão de "receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral".
Leia, abaixo, a matéria completa.
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=74437&codAplicativo=2¶metros=
da Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário