´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

terça-feira, 6 de maio de 2008

CGU vai realizar auditoria especial nas contas da Universidade de Brasília

Brasília - A Controladoria Geral da União (CGU) vai realizar uma auditoria especial nas contas da Universidade de Brasília (UnB) a pedido do reitor pro tempore da instituição, Roberto Aguiar, que confirmou a fiscalização após reunião hoje (5) com o ministro chefe da CGU, Jorge Hage.

A CGU não definiu quantos auditores trabalharão na auditoria extra mas, segundo Aguiar, os fiscais atuarão em conjunto com quatro especialistas em contas públicas da própria universidade.

“A instituição é pública, mas existem muitos locais em que a gente não sabe onde está o público e onde está o privado. Existem áreas da universidade em que a gente não compreende bem como são feitos os negócios, os contratos, os convênios”, afirmou o reitor, que espera contar com “o conhecimento técnico da CGU” para abrir as contas da UnB.

Aguiar afirmou que o prazo para o fim da auditoria “depende do tamanho dos problemas que serão encontrados”. Nomeado no dia 15 de abril, o reitor pro tempore tem mandato de 90 dias, prorrogáveis por mais 90.

O grupo de auditores da CGU e especialistas da UnB se reunirá na próxima quarta-feira (7) para definir de que forma o trabalho de fiscalização vai começar e quais serão os principais alvos da apuração.

O ex-reitor da universidade, Timothy Mulholland, renunciou ao cargo após denúncias de utilização irregular de recursos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para custear a reforma do apartamento funcional que ocupava.

da Agência Brasil

Nenhum comentário: