A Controladoria-Geral da União e o Departamento Nacional de Auditoria do Ministério da Saúde (Denasus) já concluíram a análise de mil convênios, do total de 1.452 que compõem o Plano de Fiscalização desencadeado a partir da Operação Sanguessuga. Esses convênios foram firmados com cerca de 600 municípios, visando à aquisição de unidades móveis de saúde.
A análise feita nos mil convênios, que totalizaram R$ 99 milhões, indica um prejuízo total estimado de R$ 15,5 milhões. Já o prejuízo envolvido no total dos 1.452 convênios é estimado em R$ 25 milhões. Do total de convênios com análise concluída, 400 já tinham sido enviados ao Grupo de Trabalho instalado no TCU no final do ano passado e outros 600 estão foram enviados esta semana.
Um acordo foi firmado entre a CGU, o TCU e o Ministério da Saúde, visando a acelerar o processo de apuração de responsabilidade e o ressarcimento do que foi desviado aos cofres públicos. Pelo acordo, não haverá necessidade de instauração de Tomadas de Contas Especiais – nos moldes convencionais - pelo Ministério da Saúde, pois o TCU converterá automaticamente em TCEs os relatórios elaborados conjuntamente pela CGU/Denasus e submetidos ao GT do qual participam as três instituições.
Confira a matéria completa no link abaixo
http://www.cgu.gov.br/Imprensa/Noticias/2008/noticia04808.asp
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CGU
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