´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

'Liberdade de imprensa supõe mais responsabilidade', diz Lula

"É preciso pensar na punição de quem faz o grampo ilícito e de quem divulga".

Em depoimento à CPI dos Grampos, Ministro Jobim tinha afirmado ser necessário discutir se a imprensa não seria co-autora dos vazamentos de informações sigilosas.

Um dia depois de ter feito uma forte defesa da liberdade de imprensa, indicando que estava criticando os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, Tarso Genro, que defendem propostas que criminalizam o vazamento de informações sigilosas, responsabilizando quem fornece os dados e quem os publica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi dúbio ao tratar do assunto. "A liberdade de imprensa pressupõe o aumento da responsabilidade de todos para que possamos conviver com ela", afirmou.

O Planalto acaba de enviar ao Congresso um projeto de lei que criminaliza as fontes e os jornalistas que divulgarem informações sigilosas. "Liberdade de imprensa não pode pressupor que alguém possa roubar informações e elas possam ser divulgadas sem que a pessoa que tenha roubado fique impune, porque senão você terá dois tipos de cidadãos no Brasil: um que estará subordinado à Constituição e à legislação e um que pode tudo". Em seguida, Lula advertiu que é preciso ter cuidado com este tema.

Leia + aqui

da Agência Estado

Nenhum comentário: