´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

PGR defende nulidade de títulos de propriedade em terras indígenas

Pedido de vista adia decisão do STF sobre reserva Caramuru-Catarina Paraguaçu.

Em julgamento no Supremo Tribunal Federal nesta quarta feira, 24 de setembro, da ação cível originária (ACO 312) em que a Fundação Nacional do Índio (Funai) pede a declaração de nulidade dos títulos de propriedade e registros imobiliários concedidos pelo estado da Bahia a fazendeiros e agricultores dentro da área indígena Caramuru - Catarina Paraguaçu, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, sustentou que o estado não poderia emitir títulos em território indígena. Ele ratificou o parecerer de 2001, do ex-procurador-geral da Republica Geraldo Brindeiro, que opinava pela procedência da ação.

Antonio Fernando pediu “que se mantenha a área demarcada e que se cancele os registros de todos os títulos que o estado ilegal e inconstitucionalmente concedeu às pessoas que ocupam o polo passivo desta relação processual.”

O ministro relator Eros Grau seguiu o parecer do Ministério Público Federal e votou pela procedência da ação. A sessão foi em seguida interrompida pelo pedido de vista do ministro Carlos Alberto Meneses Direito.

Leia + Aqui

Fonte: MPF

Nenhum comentário: