´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CPI recebe lista de equipamentos da Abin e laudo técnico

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), recebeu ontem (24), às 11 horas, a lista de equipamentos que o comando do Exército adquiriu para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no ano de 2005 e um laudo técnico sobre esse material. Os documentos confidenciais foram entregues nesta terça-feira pelo Ministério da Defesa à CPI, e ficarão guardados em cofre até que Marcelo Itagiba tenha acesso ao seu teor.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reiterou diversas vezes que as maletas adquiridas para a Abin poderiam fazer escutas telefônicas. Já o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Felix, negou em audiências na CPI e na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência que as maletas realizem grampos.

A Abin é acusada de realizar escuta telefônica de conversa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O diretor afastado da agência, Paulo Lacerda, nega que a Abin tenha grampeado autoridades.

Laudo do instituto de criminalística da Polícia Federal que analisou aparelhos da Abin constatou que os equipamentos não são capazes de fazer grampos em telefones celulares e nem nas centrais telefônicas do Supremo e do Senado.

da Agência Câmara

Nenhum comentário: