´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

MPF/DF denuncia sete por fraude na concessão de certificados de filantropia

Esquema foi desbaratado em março deste ano durante a Operação Fariseu.

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) denunciou ontem, 15 de setembro, à Justiça sete pessoas envolvidas na concessão fraudulenta de certificados de entidade beneficentes de assistência social (Cebas) pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), entre 2005 e 2007. O esquema foi revelado pela Operação Fariseu, realizada pelo MPF/DF e Polícia Federal em março deste ano. Entre os denunciados estão o ex-presidente do CNAS Silvio Iung, três ex-conselheiros, o advogado Luiz Vicente Dutra e dirigentes do Hospital Mãe de Deus, uma das entidades beneficiárias do esquema. Eles responderão, de acordo com a participação de cada um, pelos crimes de advocacia administrativa fazendária, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

Segundo a denúncia, os conselheiros utilizavam a posição que ocupavam para defender interesses privados e garantir a concessão de certificados de filantropia a entidades que nem sempre cumpriam os requisitos necessários. Com o documento, as instituições podiam gozar da isenção de impostos e contribuições sociais. Esse foi o caso do hospital Mãe de Deus, no Rio Grande do Sul. Mesmo descumprindo várias exigências previstas para a concessão do Cebas, a Associação Educadora São Carlos, mantenedora do hospital, teve o certificado de entidade de assistência social renovado pelo CNAS em dezembro de 2006.

Leia + aqui MPF/DF denuncia sete por fraude na concessão de certificados de filantropia

Fonte: da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Distrito Federal

Nenhum comentário: