O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou a ex-prefeita de Guia Lopes da Laguna (MS) Crescência Vogado Scheuer a devolver R$ 191.482,70, valor atualizado, aos cofres do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Auditoria constatou que a gestora não adquiriu e distribuiu parte dos alimentos previstos para o combate à desnutrição e atendimento a gestantes de alto risco no município.
Segundo apuração, o dinheiro foi destinado à aquisição de leite e óleo de soja para atender as necessidades de consumo de proteína e calorias diárias de gestantes e crianças desnutridas.
No entanto, a gestora adquiriu quase cinco mil quilos a menos dos produtos que a quantidade prevista no contrato. Para o relator do processo, ministro Augusto Sherman, os recursos foram usados de maneira incorreta, antieconômica e deixaram de atender a população como deveriam.
A ex-prefeita também deverá pagar multa de R$ 5 mil ao Tesouro Nacional no prazo de 15 dias. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada à Procuradoria da República no Mato Grosso do Sul para ajuizamento das ações civis e penais cabíveis.
Aqui TCU condena ex-Prefeita de Guia Lopes da Laguna/MS
Fonte: TCU
Nenhum comentário:
Postar um comentário