´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

TCU recomenda revisão de contratos com empresas terceirizadas

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) em contratos de órgãos da administração pública federal com empresas terceirizadas de limpeza e segurança identificou falhas no pagamento de encargos sociais. Foi constatado que os percentuais pagos são elevados e chegam até 93% do valor total do contrato. Estudos do Supremo Tribunal Federal, do Ministério Público da União e do próprio TCU apontam um percentual próximo de 74% como razoável.

O TCU determinou que o Ministério do Planejamento faça estudo para atualizar os percentuais da planilha de preços dos contratos. A redução dos encargos sociais conforme proposto pelo tribunal permitirá uma economia de R$ 184 milhões para os cofres públicos, tomando por base dados de 2006, quando os gastos com serviços terceirizados de vigilância, limpeza e conservação totalizaram aproximadamente R$ 2,3 bilhões.

Além disso, o TCU constatou que vigilantes exerciam atividade de atendimento ao público e recomendou a substituição desses funcionários por recepcionistas. O tribunal recomendou ainda a elaboração de estudos para ajustar os valores de produtividade mínima adotados para os serviços de limpeza e conservação.

Nenhum comentário: