´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

MPF/DF: licitação para metrô leve deve ser suspensa

Processo licitatório deve aguardar parecer conclusivo do Iphan.


O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) enviou na segunda-feira, 25 de fevereiro, recomendação ao governo do Distrito Federal (GDF) para que suspenda a licitação do Veículo Leve sobre Trilhos e encaminhe o projeto para análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é verificar se o empreendimento está de acordo com a legislação federal relativa ao tombamento de Brasília.

O MPF também encaminhou recomendação ao Iphan. De acordo com o documento, o órgão tem 30 dias, a partir do recebimento da documentação, para elaborar um parecer técnico conclusivo sobre o projeto. A composição da equipe que fará a análise do projeto deve ser informada ao MPF nos próximos cinco dias.

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos, ou metrô leve, prevê a ligação entre o aeroporto Juscelino Kubitschek e o terminal da Asa Norte. A área, que compõe o Conjunto Urbanístico de Brasília, é tombada pelo governo federal e considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Para a procuradora da República Ana Paula Mantovani Siqueira, “a existência deste valioso patrimônio cultural exige que construções ou intervenções físicas nessa área sejam admitidas somente a partir da sua rigorosa adequação aos critérios instituídos pelo poder público”.

O GDF tem dez dias úteis para comunicar ao MPF as medidas adotadas.

Fonte: MPF

Nenhum comentário: