´´De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.`` Rui Barbosa

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Transparência : Fiscalize sua Cidade


2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, da uma olhadinha neste reportagem sobre o ms:

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul
Assessoria de Comunicação Social
29/08/08

Técnicos de prefeituras participam de palestra
sobre Controle Interno no plenário do TCE/MS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) cedeu o espaço de seu plenário para a realização de uma palestra sobre controle interno para aproximadamente 120 técnicos de diversos municípios de Mato Grosso do Sul que, nesta sexta-feira (29/08), durante oito horas, ouviram e tiraram dúvidas sobre a importância em se adotar o Controle Interno em seus órgãos. A palestra de capacitação foi proferida por Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, especialista em Direito Empresarial e procurador jurídico em Pinhais (PR).
A abertura da palestra foi feita pelo Coordenador Geral do Promoex/MS, Alexandre Augusto Brandes, e contou com a participação do procurador-chefe do Ministério Público Especial junto ao TCE/MS, Manfredo Alves Corrêa. No total participaram da palestra 120 técnicos de Prefeituras, Câmaras Municipais, Ministério Público e Institutos Municipais de Previdência.
De acordo com organizadores, participaram da palestra técnicos das prefeituras de Ivinhema, Água Clara, Caarapó, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Batayporã, Bodoquena, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Eldorado, Figueirão, Iguatemi, Jardim, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Terenos e Três Lagoas e, ainda, das Câmaras Municipais de Alcinópolis, Aparecida do Tabuado, Bataguassu, Bodoquena, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Guia Lopes da Laguna, Corumbá e Tacuru.
Segundo Rodrigo de Castro “o primeiro passo, e o mais importante, é a mudança do aspecto cultural, a tomada de consciência”. Ele citou como exemplo, Mário Bonaldo, prefeito de Pinhais, no Paraná “que teve papel fundamental no sistema de controle implantado no município, porque deu condições e credibilidade técnica para os servidores”.
De acordo com ele, essa capacitação vai permitir repassar aos técnicos dos municípios as informações sobre o melhor modelo de controle interno a ser adotado Júlio César, chefe da Auditoria Interna do Ministério Público do Estado (MPE) destacou a importância na qualificação dos técnicos responsáveis pelo controle interno. Para eles, as orientações e esclarecimentos feitos pelo palestrante vão servir de base para aprofundar o assunto e discutir sua implantação.
Para sediar esta palestra o TCE/MS promoveu uma parceria com a empresa Governança Brasil (Govbr S/A), especializada em difundir conceitos de interesse de seus clientes. Segundo Márcio Barbosa da Silva, Agente de Relacionamento do MS da GOVBR, no primeiro semestre deste ano a empresa promoveu palestra sobre Controle Interno, voltada aos técnicos do TCE/MS, e agora promove a palestra tendo como público alvo os jurisidcionados.
De acordo com João Batista Pereira Júnior, da Unidade de Trabalho de Controle Interno do Promoex/MS, o objetivo do TCE/MS desta parceria é auxiliar os jurisdicionados a implantarem mecanismos que assegurem a boa gestão dos recursos públicos e apoiar o controle externo na sua missão constitucional de fiscalizar os atos da administração.

Dênis Carlos / Campo Grande-MS disse...

Responde ao post anterior :

A reportagem saiu publicada aqui em http://pontogovbrasil.blogspot.com/2008/09/tcnicos-de-prefeituras-do-interior-de.html
a data da publicação foi na segunda-feira, 1 de Setembro de 2008.

Dênis Carlos
PontoGovBrasil